Representantes da Cattalini Terminais Marítimos participaram recentemente do evento “Novidades do Comércio Exterior Brasileiro”, promovido pela Aliança Pró-Modernização Logística de Comércio Exterior – PROCOMEX, Receita Federal e Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Participaram o Analista de Imp. e Exp., Rafael Pinheiro Miranda, o Coordenador de Infraestrutura de TI, Marcelo Gariani; o Coordenador Administrativo, Marcelo Eduardo Rocha; a Gerente de TI, Samanta Daitschman Ozogovski e o Coordenador de Sistemas, Carlos Luciano Ferreira.
“Foi muito bom ouvir do próprio Jackson Corbari, subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, sobre os avanços previstos para o monitoramento das movimentações aduaneiras do Brasil para os próximos anos, os quais reconhecidamente estão alinhados com as necessidades dos intervenientes. Ficou claro que o objetivo do órgão é atuar na ‘gestão de riscos’, lançando mão de recursos tecnológicos e dando condição para que os órgãos anuentes atuem com assertividade no controle das operações aduaneiras”, disse Marcelo Eduardo Rocha, coordenador Administrativo.
O encontro, realizado em São Paulo, tratou dos avanços do comércio exterior brasileiro e as perspectivas para os próximos anos, reunindo os principais gestores, responsáveis pelo desenvolvimento e implantação das mudanças processuais e sistêmicas que estão transformando o setor. O constante avanço tecnológico e o surgimento de demandas e de exigências legais também foram o foco do evento, especialmente a aplicação de Inteligência Artificial e da automatização para alcançar a celeridade nos processos aduaneiros, beneficiando toda a cadeia logística envolvida.
“A participação da equipe de TI no evento da PROCOMEX foi muito importante para nos mantermos atualizados e habilitados a atuar como apoio à área Fiscal da Cattalini, em observação às exigências legais da Alfândega. Com o constante avanço tecnológico, surgem novas demandas e exigências legais que determinam ajustes em nossos sistemas. Neste evento em específico, focou-se muito na aplicação de IA e da automatização, trazendo celeridade nos processos aduaneiros, e o benefício desta aplicação para toda a cadeia logística envolvida”, avaliou Samanta Daitschman Ozogovski, gerente de TI.
Na oportunidade, a Receita Federal e a Secex promoveram apresentações sobre as diretrizes e o cronograma de implementação do Novo Processo de Importação, Catálogo de Produtos e Atributos e a importância da conformidade para o aproveitamento dos benefícios trazidos pelo Novo Processo de Importação.
– Diretrizes do Novo Processo de Importação – Alexandre Zambrano (Gerente do Portal Único Siscomex / RFB);
– Nova Forma de Descrever os Produtos Importados – Sérgio Alencar (Coordenador Operacional Aduaneiro / RFB);
– Catálogo de Produtos: Objetivos e Benefícios – Elton Busarello (Gerente do Módulo Catálogo de Produtos / RFB);
– Gerenciamento de Risco da Nova Importação – Gustavo Coutinho (Coordenador Especial de Gestão de Riscos Aduaneiros – RFB);
– A Tecnologia como Vetor de Produtividade no Comércio Exterior – Rafael Schroeder (Head de Trade Compliance e Omar Rached – Diretor de OEA / Becomex).
Cattalini Terminais recebe
Certificação Empresa B
Cattalini recebe
Selo A de Sustentabilidade do Governo do Paraná