A Cattalini Terminais Marítimos participou, recentemente, de um simulado de manobras no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo (TPN-USP), com o objetivo de reforçar a segurança e eficiência na condução de navios no Porto de Paranaguá.
O treinamento também ofereceu informações sobre normas e critérios operacionais estabelecidos para as manobras, com atividades em tempo real, incluindo atracação e desatracação de grandes navios, considerando dados sobre a baía de Paranaguá, como marés, correntezas e rajadas de vento.
Na Cattalini, os investimentos em tecnologia garantem a segurança e a eficiência das operações marítimas e das atividades no píer privado. Entre os sistemas disponíveis estão: o monitoramento de atracação de navios a laser, que mapeia informações durante sua aproximação do cais, a plataforma Sismo, que identifica a velocidade e direção das correntes marítimas e dos ventos simultaneamente, e o Medusa, que apresenta uma previsão de 7 dias das condições de esforços nos cabos de amarração e defensas, garantindo maior segurança para as manobras e estadia dos navios em nossos berços.
Participaram do simulado empresas do setor portuário e a Portos do Paraná. O laboratório da USP conta com três simuladores de missão completa, três estações de rebocadores e um simulador de guindaste para pesquisas e estudos técnicos. Os simuladores podem ser adaptados para representar diferentes tipos de embarcações, operando de forma individual e combinada.
Cattalini Terminais recebe
Certificação Empresa B
Cattalini recebe
Selo A de Sustentabilidade do Governo do Paraná