A Cattalini Terminais Marítimos recebeu, nesta segunda-feira (8), um dos reconhecimentos mais relevantes no cenário global de negócios de impacto: a Certificação Empresa B. O reconhecimento veio após a empresa passar por um rigoroso processo de certificação junto ao B Lab, organização internacional sem fins lucrativos que lidera o Movimento B em todo o mundo.

Segundo Rodrigo Gaspar, Diretor Executivo do Sistema B Brasil, no Brasil são, aproximadamente, 350 empresas certificadas, dentro as quase 20 milhões existentes no País. Para ele, é fundamental que as empresas adotem um modelo de negócio que possa ser direcionado para o benefício de todas as partes interessadas, com altos critérios de métricas e indicadores comparáveis.

“Quando colocamos padrões elevados que se aplicam para negócios em diferentes contextos e realidades, eles se tornam mais desafiadores, mas não impossíveis. Assim, a gente vê a Cattalini chegando a esse grupo seleto de empresas que são melhores para o mundo”, comentou.

Como Empresa B, a companhia lidera o movimento dentro do setor portuário, como terminal marítimo certificado. A Certificação B avalia e atesta de forma rigorosa o compromisso das empresas com a responsabilidade social, ambiental e governança. Para Gaspar, ao ser certificada como Empresa B, a companhia demonstrou a direção dada para relação que tem com seus colaboradores, com a comunidade, com seus clientes e com o meio ambiente.

“Sem dúvida, a Cattalini atende aos mais altos padrões ligados às questões de impacto social e ambiental, através das suas operações. A Cattalini é uma empresa diferenciada porque ela provou que, de forma muito consistente e sólida, é uma empresa que inspira e lidera com vanguardismo o setor onde ela opera”, declarou.

Presente ao evento de certificação, Larissa Carolina Amorim dos Santos, diretora de Sustentabilidade do Ministério de Portos e Aeroportos do Brasil, destacou o protagonismo da Cattalini Terminais, recentemente premiada com o Selo Diamante, entregue pelo Ministério de Porto e Aeroportos, durante a COP 30, em Belém.

“A Certificação B que a Cattalini está recebendo hoje é mais uma forma de saldá-los e agraciá-los pelas ações que realiza. Sabemos que a operação com granéis líquidos é supersensível e rigorosa no ponto de vista de controle ambiental, por isso, receber essa certificação mostra que a empresa está trabalhando com segurança. Acredito que esse reconhecimento poderá estimular concorrentes e outros operadores para que busquem também aperfeiçoar e melhorar suas operações, conforme os pilares ASG”.

Liderança
Para ser aprovada como Empresa B Certificada, a Cattalini Terminais passou por uma Avaliação de Impacto abrangente, com pontuações que identificassem uma atuação consistente nos cinco pilares avaliados: Funcionários, Meio Ambiente, Clientes, Comunidade e Governança.

De acordo com Fábio Martins Jorge, superintendente financeiro da Cattalini Terminais, a certificação como Empresa B é um marco para a companhia. “As certificações e reconhecimentos que recebemos demonstram que estamos trilhando o caminho certo e cada vez mais comprometidos com nossos pilares de sustentabilidade: comunidade, segurança, colaboradores, clientes e meio ambiente. A Cattalini vem crescendo e ampliando seu impacto positivo e nossa intenção é multiplicar essa conquista, inspirando outras empresas.

Na jornada percorrida até o reconhecimento como Empresa B Certificada, o olhar da Cattalini foi ampliado

para além das ações já consolidadas. Segundo Albert Estiarte, consultor de ASG, a empresa passou a utilizar ferramentas internacionais de referência, como as do Sistema B, com o propósito de realizar um diagnóstico profundo que culminou na criação do projeto Cattalini +Sustentável.

“Diversos projetos foram desdobrados nas áreas da empresa, conduzidos pelo Comitê de Sustentabilidade e abordando temas como Gestão de Gases de Efeito Estufa, Diversidade e Inclusão, Gestão de Resíduos, Código de Ética, Governança e outros pilares fundamentais”, explicou Estiarte.