Cattalini recebe Selo A de Sustentabilidade do Governo do Paraná

A Cattalini Terminais foi premiada, pelo terceiro ano consecutivo, com o Selo Clima Paraná 2025, reconhecimento concedido pelo Governo do Estado às empresas que se destacam em ações ambientais, sociais e de governança.

Certificada com o Selo A – categoria mais alta da premiação – a empresa foi reconhecida na categoria Mercado Externo, com validação internacional das boas práticas adotadas.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Rafael Greca, destacou o protagonismo da Cattalini em iniciativas voltadas à sustentabilidade. “A Cattalini tem uma marca de excelência e de eficiência. Eles ganharam o Selo A de Sustentabilidade pelo conjunto de suas operações e, além de ser uma empresa de ponta do Porto de Paranaguá, é um orgulho de todos nós paranaenses, porque é daqui. Parabéns à Cattalini por esse prêmio”, afirmou.

Entre as 308 organizações e órgãos públicos reconhecidos pelo Estado, a Cattalini foi a única do segmento de armazenamento de granéis líquidos a receber a certificação. A entrega do troféu ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), em Curitiba, reunindo representantes de instituições públicas e privadas.

Para Fernando Pereira dos Santos, gerente de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ), a premiação é o reconhecimento da eficiência e qualidade apresentadas nas operações da companhia. “Uma certificação como esta confirma que as ações que realizamos em prol da comunidade e do meio ambiente são importantes para construirmos um mundo com mais equilíbrio climático e mais sustentabilidade. A Cattalini é comprometida com a busca por esse futuro melhor”, pontuou Fernando.

A Cattalini Terminais é signatária do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas, que busca até 2030 reduzir 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas, rumo a um futuro carbono neutro.

“Desde 2021, atuamos de forma proativa na elaboração dos inventários de gases de efeito estufa, sendo os relatórios validados por certificadoras de referência internacional. Além disso, estruturamos grupos de trabalho dedicados e definimos estratégias robustas de descarbonização. Nosso desafio atual é gerar impacto positivo e construir um legado sustentável para as futuras gerações, afinal, sustentabilidade é a escolha consciente de transformar desafios climáticos em oportunidades de evolução”, declarou Gabriella Lea, coordenadora de SSPAQ.

Em 2025, o Selo Clima Paraná completa 10 anos. O processo de avaliação considera os resultados obtidos pelos participantes nos 12 meses anteriores à inscrição, com critérios que incluem uso de energia renovável, compensação de emissões de gases de efeito estufa, programas sociais, boas práticas de governança e inovação tecnológica.

Sustentabilidade

A Cattalini Terminais reafirma seu compromisso contínuo com as melhores práticas operacionais e de gestão ambiental. Entre as principais iniciativas estão o aprimoramento dos sistemas de segurança e prevenção de acidentes, investimentos em tecnologia, treinamentos das equipes e a certificação de suas operações por normas reconhecidas internacionalmente, reforçando sua responsabilidade com a sustentabilidade e a prevenção de impactos ambientais.

Somam-se a essas práticas, por exemplo, as campanhas realizadas em parceria com a organização Mar Brasil, para preservação dos manguezais; na educação ambiental com nossa participação na Semana do Meio Ambiente e em atividades realizadas nas escolas localizadas no entorno da empresa; atividades que destacam a importância da reciclagem de resíduos, e a manutenção de área da Serra do Mar, resultado de parceria firmada com a SPVS.

Também são destaques a implantação de projetos para geração de energia renovável, com a instalação de painéis de células fotovoltaicas em substituição a energia elétrica, além de investimentos em sistemas de aquecimento de produtos mais eficientes, diminuindo os impactos ambientais da operação.

A empresa é signatária do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas, que busca até 2030 reduzir 2 Giga toneladas de CO2e em emissões acumuladas, rumo a um futuro carbono neutro.

Desde sua fundação, em 1981, a Cattalini Terminais mantém como prioridade a operação segura, responsável e alinhada às melhores práticas do setor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da nossa comunidade e do Porto de Paranaguá.