Cattalini Promove simulado de emergência com foco em resposta rápida e segurança

A Cattalini Terminais realizou, no dia 22 de dezembro, um Simulado de Mobilização Completa com o objetivo de avaliar a capacidade de resposta dos recursos humanos e operacionais diante de uma situação de emergência de grande porte. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a segurança, a proteção ambiental e a excelência operacional.

O cenário simulado envolveu um derramamento de produto no Píer Privado da Cattalini, com impacto direto no mar. Todas as ações executadas durante o exercício seguiram as estratégias e procedimentos previstos no Plano de Emergência Individual (PEI), documento que orienta a atuação da empresa em casos de incidentes ambientais.

“Os simulados de mobilização completa são obrigatórios para empresas que possuem Plano de Emergência Individual, conforme as diretrizes da Resolução CONAMA nº 398. Eles são essenciais para avaliar, de forma integrada, a infraestrutura humana e operacional da empresa, assegurando preparo, eficiência e resiliência para a atuação em eventuais situações reais de emergência”, explica a coordenadora de Saúde, Segurança, Proteção Ambiental e Qualidade (SSPAQ), Gabriella Rodrigues Leal da Silva.

O exercício teve início com testes dos sistemas de comunicação interna, seguidos pela interface com as partes interessadas, incluindo comunidade, terceiros, colaboradores, autoridades competentes e empresas do entorno. Durante o simulado, foram avaliadas a atuação da equipe de prontidão marítima, especializada em resposta a derramamentos, e a atuação da Brigada de Emergência da Cattalini, considerando critérios como tempo de resposta, coordenação das ações e tomada de decisão.

Os simulados de emergência desempenham um papel fundamental no fortalecimento da cultura de segurança e na preparação das equipes para situações críticas. Atividades como essa garantem maior eficiência operacional e atuação coordenada, priorizando a proteção da vida, do meio ambiente e a continuidade segura de suas operações.