Respeitar o meio ambiente também significa ensinar as próximas gerações sobre como cuidar do ecossistema local e das espécies que compõem a fauna e a flora da nossa região.
Os estudantes do 4º e 5º ano da Escola Municipal Presidente Costa e Silva, instituição apadrinhada pela Cattalini há cinco anos, participaram de uma aula de campo promovida pela empresa em parceria com o projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras e a Associação de Surf de Paranaguá (ASPAR).
Durante a atividade, os alunos coletaram propágulos no manguezal localizado no bairro do Rocio, em Paranaguá. Esses propágulos se transformarão em mudas de mangue que serão utilizadas no reflorestamento da área, por meio do projeto apoiado pela Cattalini.
Sarah Sarubo, consultora técnica da Associação MarBrasil e responsável pelo projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras, destacou o impacto positivo da experiência para as crianças:
“As ações de coleta de propágulos fazem parte do projeto e contribuem para a produção de mudas de mangue. Levar as crianças a vivenciar essa etapa trouxe não apenas sementes para novas plantas, mas também uma conexão profunda com o manguezal, o que é muito gratificante. Estar no meio dessa floresta desperta sensações e sentimentos únicos em cada pessoa.”
Os voluntários da Cattalini também participaram da iniciativa realizando a limpeza da praia próxima ao trapiche do Rocio. Os resíduos recolhidos foram devidamente separados e destinados à coleta correta.
“Foi um momento de aprendizado e conexão com a natureza, reforçando junto aos alunos a importância dos manguezais para o equilíbrio ambiental e a preservação da vida marinha. Além disso, a ação proporcionou vivências, memórias e valores significativos não apenas às crianças, mas também aos nossos colaboradores voluntários”, destacou Tais Paula Ribeiro Pereira, assistente de ASG (Ambiental, Social e de Governança) da Cattalini Terminais.
A atividade foi finalizada com um piquenique com os estudantes, reforçando que experiências como essa são valiosas tanto para despertar o senso de preservação ambiental quanto para criar momentos de integração e boas lembranças para as crianças.