Inventário de Gases na Cattalini recebe classificação máxima de confiança

A Cattalini Terminais alcançou o nível mais alto de confiança no seu Inventário de Gases do Efeito Estufa referente ao ano de 2023. A verificação foi concedida pela Bureau Veritas, uma das principais certificadoras especializadas do mundo.

O inventário, produzido no início do ano por uma instituição independente, identificou e quantificou todos os gases gerados durante as atividades na Cattalini que podem contribuir para o aquecimento global. A análise seguiu a metodologia GHG Protocol, a mais usada mundialmente para elaboração de inventários de emissões.

Com base nessa avaliação, foi possível detalhar, em toneladas de carbono equivalente, a liberação de gases provenientes de diversas atividades realizadas nas instalações da Cattalini. Entre as atividades desenvolvidas pela Cattalini e que mais geram Gases do Efeito Estufa estão o consumo de xisto (usado para o aquecimento da caldeira), energia elétrica (ar-condicionado e lâmpadas) e combustíveis dos veículos da frota própria.

O documento ainda aponta as medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos, indo ao encontro do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que trata das ações contra a mudança global do clima.

“Após a Declaração de Verificação emitida pela Bureau Veritas, a próxima etapa será a busca do Selo Clima Paraná, certificação que reconhece as boas práticas de ASG desenvolvidas pelas organizações paranaenses para mitigação de gases de efeito estufa”, explicou a analista ambiental Patricia Milla Gouvea Dantas.

A Cattalini já é detentora do Selo Clima Paraná – Categoria A, porém, a partir da certificação de confiança no seu Inventário de Gases do Efeito Estufa, a empresa buscará o Selo Clima na modalidade de Mercado Externo, com reconhecimento internacional.

Cattalini Terminais recebe
Certificação Empresa B

Cattalini recebe
Selo A de Sustentabilidade do Governo do Paraná