Conheça os projetos esportivos apoiados pela Cattalini Terminais Marítimos
Em época de Olimpíadas, destacamos as modalidades que incentivamos por meio do “Programa Comunidade Viva” e que levam educação, cidadania e bem-estar aos mais de 1.500 alunos das escolas públicas localizadas no entorno da empresa.
O “Programa Comunidade Viva” engloba todas as iniciativas, programas e projetos que a Cattalini desenvolve com a finalidade de contribuir com o desenvolvimento da comunidade e o seu território. Todos buscam impactar as seguintes áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Desenvolvimento e bem-estar social, Segurança Comunitária, Geração de renda, empregabilidade e empreendedorismo, Cultura e patrimônio e Proteção de Direito Humanos.
Entre os projetos apoiados estão os desportivos e paradesportivos, autorizados por órgãos governamentais.
O Novo Esporte do Litoral Paranaense (NELP) busca oferecer alternativas de atividades físicas a crianças e jovens, além de oportunidades de destaque no cenário esportivo estadual e nacional. O projeto conta com mais de 100 atletas de alto rendimento e mais de 560 crianças inscritas, através dos três polos de ensino inseridos em escolas municipais.
“Já revelamos um atleta que, em 2023, foi para a Seleção Brasileira Sub17 e que, hoje, assinou um bom contrato com o Minas Tenis Clube, de Minas Gerais. Neste ano, outro atleta nosso está no laboratório da Seleção Brasileira Sub19. A Cattalini foi a impulsionadora de tudo, nos abrindo portas através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, ganhando, assim, muito espaço e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas”, comenta Georgia Ben, presidente do NELP.
O projeto “Ondas da Transformação” é realizado pela Associação de Surf de Paranaguá e acontece em três fases, começando dentro da escola, onde as crianças desenvolvem equilíbrio e coordenação motora através de simuladores. Na segunda etapa, os alunos são levados à piscina para aprenderem sobre os fundamentos do surf e, por último, vão até a praia para aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos. Uma das metas do programa é diminuir a evasão escolar.
“Atuamos como transformadores sociais, formando cidadãos comprometidos com a saúde e bem-estar, a preservação da natureza, a disciplina e a educação. A Cattalini acreditou no nosso sonho, abriu suas portas para nós e sonhou junto. Por isso, hoje o projeto se encontra nas escolas e é um sucesso, inclusive com filas de espera. São 5 escolas públicas contempladas, em 8 bairros de extrema vulnerabilidade social, totalizando 125 crianças inscritas”, conta Alessandro do Rosário, coordenador do projeto e presidente da Associação de Surf de Paranaguá.
O “Crianças aprendem o que vivenciam” é um projeto de resgate social de crianças e adolescentes em áreas de vulnerabilidade ao entorno da Cattalini através de aulas e oficinas de capoeira, onde as crianças têm contato com o esporte e conheçam a expressão cultural que é patrimônio imaterial do mundo. Atualmente, o projeto atende a 250 crianças, de acordo com a coordenadora geral, Janaína Luz.
“O apoio da Cattalini é fundamental para que possamos ter professores capacitados em contato com essas crianças. Por isso, sempre digo que a Cattalini não é só uma patrocinadora, a empresa faz parte do projeto, porque sempre está presente durante o nosso processo. Nos valorizam como professores, como capoeiristas, e valorizam a nossa cultura. O apoio da Cattalini representa resgate social, salvar vidas”.
Mais uma parceria da Cattalini que tem o propósito de impactar a vida de crianças e jovens através do esporte é a Associação de Karatê de Paranaguá, que leva essa arte marcial à cerca de 300 alunos através de aulas nas escolas públicas.
“A Cattalini é uma empresa que veio para somar nos nossos esforços em apresentar o esporte às crianças e jovens de baixa renda e que estão em situação de vulnerabilidade. Nós os mantemos longe dos perigos das ruas através do ensinamento da arte do karatê” – Antônio Oswaldo Miranda, professor do projeto.
A Associação de Pais e Amigos do Futsal (APAF) foi formada com a missão de mudar a vida de crianças e adolescentes através da prática de futebol de salão, que leva jovens atletas a grandes campeonatos de nível estadual e nacional e permite que outros públicos tenham acesso a esse esporte. Ao todo, são mais de 600 crianças cadastradas que recebem polos dessa associação nas escolas públicas apadrinhadas pela Cattalini (Bento Munhoz da Rocha Neto, Presidente Costa e Silva e Professor Randolfo Arzua) e na Escola Municipal de Educação Especial Eva Cavani.
“A Cattalini faz parte da APAF. Desde o começo nos apoiou, confiou no nosso trabalho, e vem nos apoiando. Temos um enorme carinho e muito orgulho de ter a empresa no nosso uniforme, pelo tamanho dela e pela preocupação dela em dar melhores condições de vida as pessoas que vivem no seu entorno. É uma parceria que nos traz também outras parcerias, e nós só temos o que agradecer”, conta Rodrigo Gonçalves, diretor coordenador da associação.
Cattalini Terminais recebe
Certificação Empresa B
Cattalini recebe
Selo A de Sustentabilidade do Governo do Paraná
**Convidamos a todos a conhecerem esses projetos e os resultados dessas parcerias.**